Gravação

Gravação

 

Não irei me aprofundar neste assunto pois aqui é um curso de arranjo e não de produção musical conforme já foi dito. Porém, vou falar algumas dicas básicas para você começar a gravar ou pensar em gravar alguns instrumentos.

Para gravar seu instrumento é muito simples, você irá precisar de um microfone e um cabo para plugar em sua interface. Existe no mercado kits de gravação que vem com a interface, microfone e fone. Acredite, já ouvi músicas bem produzidas com esses kits.

 

Guitarra

 

Para guitarra você pode usar simuladores. Ainda existe um certo preconceito em relação ao uso de simuladores, mas a tecnologia evoluiu bastante e você ouve músicas com amplificadores simulados e nem sabe. Não estou dizendo que um é melhor que o outro, apenas quero dizer que se você não possui um amplificador você pode ter dezenas com apenas um software.

 

Guitarra Lespaul plugado direto na interface.

 

Com um simulador da ENGL.

 

Com simulador da Chandler.

 

 

Violão

 

Para violão existe o piezo, apesar de não ser um grande admirador do timbre dele. Porém, a Yamaha possui uma captação bem interessante simulando três microfones em duas posições. Essa é uma excelente opção para quem não tem condições de gravar com microfone em casa.

 

 

 

 

Confesso que fiquei surpreso e resolvi comprar o modelo AC3M que vem com essa captação chamada de SRT 63. Com isso eu tenho sete timbres para gravar.

 

Som do simulador Neumann U67 – On Mic

 

Som do simulador Neumann U67 – On Mic + Off Mic

 

Som do simulador Neumann KM56 – On Mic

 

Som do simulador Neumann KM56 – On Mic + Off Mic

 

Som do simulador Royer R-122 On Mic

 

Som do simulador Royer R-122 On Mic + Off Mic

 

Som do Piezo

 

 

Baixo

 

Quando comprei meu baixo, um Yamaha RBX 375, estava buscando um instrumento que pudesse ser bem versátil, pois trabalhar com trilha envolve quase todos os estilos musicais. Conversei com diversos baixistas e resolvi pegar um baixo de cinco cordas. Com essa quinta corda eu consigo tocar da bossa nova até o new metal. Ele possui captação ativa, com isso eu consigo equalizar o som do baixo nele mesmo tendo uma gama de timbres. 

 

Som com os dois captadores: grave e agudo no máximo

 

Grave zero e agudo no máximo

 

Grave e agudo zerados

 

 
© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.