Orquestração do Prelúdio 6 de Chopin

Esse é o primeiro post de orquestração e peça escolhida para orquestrar foi o Prelúdio 6 de Chopin.

Essa peça é relativamente simples, mas tem seu lado complexo, por exemplo:

  1. Qual será a formação?
  2. Quantos instrumentos vão tocar a melodia?
  3. Como distribuir a harmonia?

Depois de ouvir, ler e analisar a peça, é hora de responder minhas perguntas. A formação será cordas + madeiras. A melodia está na região grave e pode ser tocada pelo cello, baixo, clarone e fagote.

O segundo passo é saber quem vai fazer a harmonia e como será feita. Uma forma (mal feita) que muitos alunos iniciantes fazem é simplesmente distribuir as vozes do piano para cada instrumento, exemplo:

Figura 1

Note como a viola fica com uma pausa no meio do nada. A nota ré poderia ser articulada e só foi retirada por causa da melodia. Se for deixar dessa forma, a harmonia fica desequilibrada.

O livro de orquestração do Adler diz o seguinte “Antes de transcrever ou orquestrar uma peça feita por outro compositor, é importante estudar cuidadosamente as técnicas de orquestração utilizadas em outras obras desse compositor – notando cuidadosamente as preferências e a idiossincrasias – a fim de manter o estilo do compositor na nova versão.”

Isso é importante, mas e se eu quiser orquestrar de outra forma, não posso? Veja bem, isso não é regra, é só um detalhe que pode enriquecer sua orquestração. Eu não cheguei a estudar algumas partituras orquestrais de Chopin, mas minha orquestração foi tentar deixar o mais próximo possível do clima da peça.

A melodia me faz lembrar o timbre do fagote. Timbre anasalado, marcante e nessa região ele soa muito bem. O clarone soa muito doce, o cello e baixo eu os deixei para a harmonia.

Melodia fagote

 

O prelúdio também é conhecido como “Tolling Bells” que é algo do tipo “badalando os sinos”. As notas superiores descrevem muito bem as badaladas do sino, isso é algo importante e devemos usar esse elemento na orquestração. Para dar um clima mais fúnebre, eu coloquei a harmonia sendo tocada em portato.

Dúvidas? É só perguntar.

Abraços e até a próxima

6 de fevereiro de 2019

0 respostas em "Orquestração do Prelúdio 6 de Chopin"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.