Harmonia Quartal

Você que está cansado de ouvir um acorde formado por terças, já experimentou tocar uma tríade na estrutura de quartas?

A sonoridade de um acorde quartal é rica e a atmosfera é bem “flutuante”, pois não há uma hierarquia harmônica (funções tonais) e a resolução do trítono. O trítono passa a ser intervalo vago, pois deixa de ser dissonância.

Neste artigo eu vou falar um pouco sobre a famosa harmonia quartal e colocar três harmonizações distintas para o naipe das cordas.

 

Terças X Quartas

 

A harmonia tonal tem como base o acorde formado por terças sobrepostas, são elas:

1. Perfeito maior

2. Perfeito menor

3. Aumentado

4. Diminuto

 harmo tonal

* O acorde maior com a quinta diminuta não é muito usado como tríade, mas é bastante usado como tétrade (acorde de dominante alterado), por isso não devemos ignorá-lo.

A harmonia quartal possui em sua estrutura apenas o intervalo de quartas. Esse tipo de acorde não possui uma cifragem específica, o que nos faz utilizar o recurso do papel e caneta (as malditas bolotas que ninguém gosta de ler).

A formação da harmonia quartal pode ser:

1. Escala diatônica

2. Somente com quarta justa

3. Quartas híbridas

Tendo como exemplo dó maior, ficaria assim:

 Diatônica quartal

 

Experimente cifrar esse acorde de dó. Vou tentar colocar alguns exemplos:

C7M(4)

C7M omit3(4)

C4(7M)

Nenhuma cifra acima é usada no ramo e nenhum livro de harmonia você acha essas cifras, sem falar que todos os acordes vem com a 5ª. Não tem outro jeito, tem que escrever as bolotas.

Eu posso ter como base minha escala de dó e montar somente com 4ª justa (novas notas irão aparecer, pois a palavra tônica perde o sentido de tonalidade).
Diatônica quartal justa

 

O acorde quartal híbrido significa que você pode ter a opção de quarta justa e a quarta aumentada na mesma estrutura.

hi

 

A harmonia quartal pode ter 4 ou mais vozes em sua estrutura, assim como as inversões, o que deixa a sonoridade ainda mais rica.

Todas as harmonizações dos exemplos abaixo vem com os acordes escritos (na clave de sol) em sua estrutura fechada (ordem direta) para vocês entenderem como foi orquestrado.

Harmonização 1

 Essa harmonização foi feita mais livre, ou seja, quartas híbridas.

Harmonização 01

 

Harmonização 02

Essa harmonização foi trabalhada com a escala de fá maior e fá menor

Harmonização 02

 

 Harmonização 03

Essa harmonização foi trabalhada com as escalas modais, ou seja, aquela velha frase da nota evitada não existe, ela é a nota característica do modo.

Harmonização 03

 

 

Gostou? Comente!

Tem dúvidas? Pergunte!

Até a próxima!

6 de fevereiro de 2019

11 respostas em "Harmonia Quartal"

  1. Achei a sonoridade tensa, tendendo ao melancólico na primeira; mais triste na segunda e apenas tensa na terça. Mas achei bem interessante o resultado devido a atmosfera misteriosa criada por essa harmonia.

  2. Show de bola Michael.
    Sempre mandando bem. Continuo acompanhando o seu site.

    abs.

  3. Muito bom Michael. Continue publicando.

    Abraço

  4. Cara, aqui foi o site com mais referêcias e mais exemplos de como usar, eu desejo um desenvolvimento com esse tipo de harmonia mas não tem ninguém pra detalhar… Você poderia fazer mais posts com este tema?

  5. Muito bons os conteúdos!A respeito dessa matéria sobre a harmonia quartas, um compositor contemporâneo que já ouvi usar foi Chick Corea.
    Um observacão,na vinheta do jogo Zelda,uma canção que encontrei “Nocturne of shadows” tem uma sequência cromática em quartas no início.

  6. Michael essa foi a melhor dica de acordes quartais que já vi obrigado…

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.