Balanço e Equilíbrio

Balanço e equilíbrio andam sempre de mãos dadas, já que quando algo está desbalanceado o mesmo perde o equilíbrio, ou seja, tende a puxar mais para algum lado. Já o equilíbrio é o resultado de um bom balanceamento.

Para música, balanço pode significar um equilíbrio dos contrastes, equilíbrio de peso. A forma é um bom exemplo de estruturação de contraste, uma simples forma binária significa uma organização do equilíbrio entre duas seções.

 

Forma

 

O contraste se dá de diversas maneiras, entretanto, a tonalidade e acompanhamento são os principais elementos contrastantes.

Vou pegar o terceiro movimento da sonata K284 de Mozart.

 

O terceiro movimento é um Tema com Variação, mas o tema está na forma binária.

Veja os dois pontos que eu mencionei, tonalidade e acompanhamento.

tema-mozart

Orquestração

 

O estudo da orquestração é uma forma de organizar o equilíbrio melódico/harmônico, já que cada instrumento tende a soar diferente em uma certa região.

Um bom exemplo é a flauta sendo acompanhada pelo naipe das cordas. Vou colocar o mesmo exemplo que tem na maioria dos livros de orquestração.

 

Estamos falando de uma flauta contra um naipe inteiro das cordas. A flauta ainda está em sua região grave que é bem delicada em termos de dinâmica. E por falar em dinâmica veja que as cordas estão em PPP e a flauta em P.

Bom, dinâmica muda o timbre. Sendo assim, para manter o solo da flauta em destaque, as cordas estão tocando duas dinâmicas abaixo. Dvorak poderia ter usado divisi para orquestrar essa harmonia, entretanto, ele teria uma harmonia um pouco mais magra ao invés dessa sonoridade condensada.

 

Conclusão

 

Se por um lado o equilíbrio é o que mantém a música em ordem, por outro lado a falta de equilíbrio pode significar excesso ou falta de peso quando orquestrar um acorde ou melodia. Uma harmonia aberta pode gerar desequilíbrio da mesma forma que a harmonia fechada muito no grave pode resultar em uma sonoridade desbalanceada deixando-a embolada.

Você que deseja se tornar um arranjador, orquestrador ou até mesmo um produtor musical, saiba que balanço e equilíbrio vão andar com você pro resto da vida. Não seja preguiçoso, estude sempre, pois é com conhecimento que você vai se destacar.

 

 

Gostou? Comente!

Tem dúvidas? Pergunte

Até a próxima!

 

12 de fevereiro de 2019

0 respostas em "Balanço e Equilíbrio"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.