Baixos e Suas Sonoridades

No processo de criação do arranjo, estamos sempre buscando uma sonoridade específica. Tal sonoridade pode ser desde a levada até o timbre dos instrumentos formando um todo (resultado final).

Estudamos técnicas para facilitar a nossa vida, mas a sonoridade do arranjo é a soma de todos os detalhes. Como o groove, que é o coração do arranjo e o timbre dos instrumentos é a alma.

Neste artigo eu vou mostrar uma série de conteúdos sobre o baixo e seus timbres. Uma boa opção para quem tem dúvidas ou até mesmo quem não tem o menor conhecimento sobre o assunto, pois isso ajuda na parte da criação do arranjo.

Precision Bass

Impossível não mencionar o Precision e Jazz Bass da Fender, pois são icônicos. São baixos tradicionais e de sonoridades distintas. A Fender possui outros baixos como Jaguar e Mustang, mas o Precision e Jazz Bass são os mais famosos.

Jazz Bass

Eis aqui um excelente vídeo sobre a diferença dos dois baixos. Além de mostrar a sonoridade das cordas tradicionais e lisas.

 

Continuando pelo som vintage, o baixo Rickenbaker é bem famoso. Os Beatles usavam instrumentos dessa marca, Lemmy do Motorhead e Geddy Lee do Rush também.

Timbre

 

É impossível falar de todos os baixos, a lista seria MUITO grande. Além do mais, falar ia ficar muito técnico e o assunto aqui não é sobre captador, madeiras e pegada do músico, mas é sobre timbre. O próximo vídeo é interessante, pois mostra bem a diferença de timbre e técnicas sendo o mesmo groove tocado em todos os baixos. Acredito que este vídeo demonstra bem o conteúdo deste artigo.

Outro vídeo interessante é do Alexandre Panta onde ele fala sobre tipos de baixo e estilos musicais.

Conclusão

 

Hoje nós somos, não só arranjador, mas um produtor. O mercado de trabalho pede, cada vez mais, que você entregue a sua produção já gravada e mixada. Contudo, saber os timbres dos instrumentos é de fundamental importância, pois essa referência pode ser um bom ponto de partida na hora de escrever o seu arranjo.

2 de abril de 2019

0 respostas em "Baixos e Suas Sonoridades"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.