Analisando Mozart

2017 está só começando e vamos retomar as análises orquestrais com tudo. E para começar com o pé direito eu vou analisar o tema principal do primeiro movimento da quadragésima sinfonia de Mozart.

 

A partitura do trecho

mozart-tema2

Melodia

 

melodia

 

A melodia é tocada pelos violinos em oitava. A melodia em oitava além de dar projeção, gera reforço. Já o uníssono, além do reforço, deixa mais densa (mais sobre melodia em uníssono aqui).  Ouça a melodia separada e depois em oitava e perceba como a textura em oitava gera uma dimensão.

Violino 1

 

Violino 2

 

Violino 1 e 2

 

Acompanhamento

 

harmonia

 

A melodia sempre vai ser o destaque, mas o seu acompanhamento ajuda. Quando o acompanhamento possui diversos elementos, ou seja, camadas, mais rico é. Entretanto, é preciso saber trabalhar o acompanhamento para não tirar o brilho da melodia.

Mozart faz isso com total propriedade. As violas, que estão em divisi, fazem os acordes em colcheia dando um sentido de movimento (mais sobre acompanhamento aqui). E a linha dos cellos e baixos tocam o baixo do acorde com um ritmo diferente dando um toque dramático. 

 

Ouça as violas.

 

Veja a dramaticidade que a linha do baixo proporciona na harmonia.

 

Conclusão

 

Se você deseja ser um orquestrador ou arranjador, deixa a preguiça de lado e comece a analisar as músicas que você gosta ou trechos que você acha interessante e escreva com suas próprias palavras cada detalhe para criar referências. O que eu mostrei aqui é só uma análise simples, pois ainda tem a harmonia.

Percebam que a música começa e termina com a dinâmica em piano (p), mas ao ouvir a música, ela é repleta de crescendo e diminuendo. Uma das razões disso acontecer é a harmonia, mas isso é assunto para outro artigo.

 

 

Gostou? Comente!

Tem dúvidas? Pergunte!

Até a próxima!

 

12 de fevereiro de 2019

0 respostas em "Analisando Mozart"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Universidade Michael Machado, todos os direitos reservados.