• Home
  • Blog
    • Arranjo
    • Finale
    • Orquestração
    • Harmonia
    • Produção
  • Músicas
  • Mockup
  • Biografia
  • Contato

Plate Reverb

Plate Reverb

Postado por Michael Machado on julho 20, 2017 4:26 am / 0 Comentários

Conhecendo o Reverb

 

O reverb plate nada mais é que uma chapa de metal suspenso por molas num quadro de metal. Ele possui um transdutor bem no centro e captadores (podendo ter apenas um se for mono) nas laterais. Ele também possui um controle do tempo de decaimento, ou seja, o tempo de reverberação.

 

Um famoso plate é a Unidade de Reverberação 140 da Elektromesstecknik (EMT 140), inclusive é o próprio na foto acima. Eis um vídeo com a explicação de seu funcionamento (infelizmente está em inglês).

 

 

Características do Plate

 

Antes de falarmos sobre as características do plate, a gente deve saber algumas características de qualquer reverb, são elas:

 

1. Simular espaço

Você pode deixar o som do seu instrumento ou voz mais pra frente ou para trás. Aqui no blog tem inúmeros artigos sobre reverb, é só clicar na tag mixagem.

2. Timbre

Dependendo do reverb você pode deixar seu som mais estridente, mais fechado e por aí vai.

3. Textura e contraste

Você pode mudar a textura do seu som gerando contrastes entre as seções usando apenas o reverb. E pode ajudar a melhorar sonoridade de certas articulações do seu instrumento virtual.

 

E quais são as características do plate? Bom, acredito que isso vai depender de reverb para reverb, ou seja, de plug in para plug in. Eu geralmente uso Impulse Response ou qualquer simulador da plate do próprio Cubase e da UAD e cada um vai me gerar um som com características distintas.

Como exemplo, vou usar uma orquestra de cordas em um pequeno trecho com bastante sons curtos.

Áudio sem reverb

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Sem%20reverb.mp3

 

Irei usar três plug ins e todos eles estarão com -9dB (foi o resultado que eu achei melhor para ouvir as características dos três).

 

Plate 1 – UAD Real Verb Pro

Esse plug in é simples, mas bem interessante. É um reverb algorítmo, ou seja, ele simula um reverb plate. Estou usando o preset Big Rect Plate que, como o nome já diz, grande retângulo, uma simulação do plate EMT (acredito eu) com 3.2s de reverberação.

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Plate%20uad2.mp3

 

Note que já o som já ganhou profundidade. O cello e baixo parecem não estar mais tão próximos e o som do baixo ganha um prolongamento que ajuda na sonoridade do acorde. O ostinato da viola também dá uma melhorada, mascarando muito pouco o som robótico.

 

Plate 2 – Waves – IR1

De fato eu não sei qual plate foi usado no IR1, mas usei aqui para ouvirmos a diferença do impulse x algorítmo. Esse possui 2.2s e, mesmo estando com -9dB, ainda soa mais longo que o algorítmo. Outra diferença é que esse vem com reflexões primárias.

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Plate%20waves%202.mp3

 

No plate da Waves eu ouço um som mais aveludado, é possível perceber isso pelo som do violino, note que ele perde um pouco de brilho. E o ostinato da viola soa melhor, acho que por ter um pouco mais de reverberação que o algorítmo.

 

Plate 2 – REVerence Impulse EMT 140 – Bright 

Esse não é o plate que vem com o REVerence, que é o plug in nativo do Cubase. Na verdade, esse é um impulse que baixei gratuitamente aqui. Você pode usar esses impulses em qualquer plug in de convolução como REVerence do Cubase, Waves IR1 e outros tantos por aí. A Waves possui os impulses do EMT 140 também, basta baixar um mega pacote no próprio site deles.

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Plate%20EMT.mp3

 

Como o nome já diz, bright, ou seja, agudo. Ele é mais agudo que o Waves e mais fechado que o algorítmo. Perceba como os cellos e baixos ficam mais definidos na parte que fica mais movimentado e no da Waves fica um pouco embolado.

 

Usei também o TrueVerb da Waves e RoomWorks do Cubase.

TrueVerb – New York Plate Preset

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Plate%20true%20verb.mp3

 

RoomWorks – Plate Vintage Preset

http://michaelmachado.com.br/audio/Plate/Plate%20Room%20Works.mp3

 

 

Conclusão

 

O plate é excelente para dar profundidade. Tanto que eu, às vezes, uso o ER (early reflections ou reflexões primárias) para criar uma sala e o plate para dar reverberação. 

Como o timbre também muda de plug in para plug in, eu não tenho um plate “pau pra toda obra”, experimento até casar bem com a sonoridade da música. 

Possuo pouco plug in de reverb, além dos que já vem no Cubase, tenho esse da UAD e dois da Waves. O que mais possuo é reflexão primária, mas aí fica para o próximo artigo.

 

Grande Abraço!

Artigos Relacionados

Compressão Paralela Vou falar um pouco sobre a compressão paralela e como ela dá um gás na bateria. Apesar de ter um bando de material sobre isso na internet, eu vou most...
Reverb na Orquestra Ao ouvir uma música orquestral, ouça com ouvido analítico. Você tem que possuir referências de espaço, ou seja, como é trabalhado o reverb. Se você é ...
Reverb na Orquestra 3 https://youtu.be/g0_1vDG8d7A Hoje eu falo sobre como criar uma sala mostrando os parâmetros mais básicos da reverberação.
Reverb Na Orquestra 2 Quando o assunto é reverb sempre tem algo a mais para se falar. E é por isso que eu vou continuar a saga do reverb na orquestra. Se você não leu o pri...
TAGS Mixagem
COMPARTILHE

Artigos Mais Lidos

  • O Motivo O Motivo 6 views | 0 comments
  • MIDI CC MIDI CC 4 views | 0 comments
  • O Acorde Sus O Acorde Sus 3 views | 0 comments

Tags

Acordes Análise Cubase Edição de partitura Escalas Harmonização Mixagem Programação Midi

Comente com o Facebook

Comente com o G+

Comentários

Deixe um comentário Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-me no facebook

Artigos Recentes

  • Ponto Harmônico no Arranjo

    Janeiro 30, 2018 / 0 Comentários

  • Harmonia – Desconstrução Harmônica

    Janeiro 22, 2018 / 0 Comentários

  • Articulando a Harmonia

    Janeiro 15, 2018 / 0 Comentários

© 2017 - Todos os Direitos Reservados - Michael Machado