Escala do Acorde Diminuto
Postado por Michael Machado on / 0 Comentários
Neste artigo mostrarei como eu uso algumas escalas sobre o acorde diminuto, uma continuação do artigo do acorde diminuto (veja aqui).
Visto que o acorde diminuto possui a função preparatória e não preparatória, é hora de vermos quais são as possibilidades de escala na prática da improvisação.
Construção
Ian Guest diz o seguinte em seu livro de harmonia:
Quando o acorde diminuto prepara um acorde maior, as notas de tensão ficam situadas um tom acima das notas do acorde.
O que ele quer dizer com isso? Simples, vamos usar o acorde de F#° como exemplo:
Já para o acorde diminuto que prepara um acorde menor, as notas de tensão são da escala menor natural localizada ½ tom acima da cifra.
Ok. Primeiro ele diz notas do acorde quando o diminuto resolve em um acorde maior e notas da cifra para acordes menores, qual a diferença?
Quando Ian Guest quer dizer cifra, na verdade ele quer usar as notas da escala menor natural, e não uma relação intervalar sobre as notas do acorde de F#°.
O 5 tipos de Sonoridades
Cada função do acorde diminuto vai me gerar uma escala diferente, uma nova sonoridade. Algumas escalas não possuem nome, por isso eu as classifico por Tipo, veja:
Escala do Tipo 1 – começando por tom:
Essa escala é chamada de escala diminuta. Ian Guest chama de Diminuta Simétrica ou Dim Sim.
Sua utilização é sobre diminutos que resolvem em acordes maiores, diminutos auxiliares e passagem não preparatório.
Começando por ½ tom:
Essa escala é conhecida como Dominante Diminuta.
Geralmente a escala Dominante Diminuta é usada para acordes dominantes. Exatamente por soar mais dominante que diminuta, eu não utilizo essa escala, logo ela está fora da minha tabela.
Escala do Tipo 2 (escala menor natural 1/2 tom acima)
Sua utilização é feita sobre diminutos que resolvem em acordes menores.
Escala do tipo 3
Usa-se essa escala sobre diminutos que resolvem em acordes maiores.
Escala do tipo 4
Escala usada sobre diminutos de passagem não preparatórios.
Ora, se o F#° é o VII de sol menor (VII da escala menor harmônica), por qual motivo eu não posso usar essa escala?
Escala do tipo 5 – VII da escala menor harmônica
Essa escala conhecida pelos nomes de: super lócrio, ultra lócrio, alterada com sétima diminuta…
Conclusão
Como saber qual escala usar? Qual escala soa melhor? Não existe uma regra. A escolha das escalas é pessoal, o bom gosto vem com a experiência (prática) e conhecimento de música (teoria e percepção). Eu sempre digo que na música não existe o errado e sim o mal feito.
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Até a próxima
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